14 de abr. de 2014

O Mel de Ocara - Ler, viajar, comer - Ignácio de Loyola Brandão






Meu primeiro contato com as letras do Brandão foi em 2003, quando caiu em minhas mãos o primeiro romance dele que li: "O beijo não vem da boca". Lembro que esse título me deixou elétrica e o li com uma voracidade deliciosa. Ignácio de Loyola Brandão nasceu em Araraquara, São Paulo há quase 78 anos e é um dos mais bem sucedidos escritores brasileiros com 40 livros lançados e muitos quilômetros rodados por esse Brasil e mundo a fora! 


E como já não é novidade, há muito tempo que escritores perderam aquela fama de inatingíveis, inacessíveis em seu mundo criativo, ao contrário, estão cada dia mais próximos do publico que os lê, ainda mais com as bienais, feiras literárias, encontros literários, enfim, os escritores hoje, não apenas os brasileiros, já colocam o pé na estrada com o intuito de interagir com seus leitores, divulgar seus lançamentos e, claro, conquistar novos leitores. Apenas para termos uma ideia vaga do quanto essas viagens são importantes para um autor, só em 2013, o Brandão visitou nada menos que 46 cidades brasileiras! E é sobre isso que trata o seu mais recente livro!

O mel de Ocara - Ler, viajar, comer, é um livro com pequenas crônicas em que o autor conversa livremente com os leitores sobre as suas viagens pelo interior do país como por suas memórias afetivas que são sempre despertadas por um encontro, um prato típico, um sabor inusitado, um poema, um agrado inesperado. Os textos todos são leves, alguns com um tom mais forte de uma crítica política mais direcionada, mas podem ser lidos aos poucos, aleatoriamente e ou direto, bem como preferir.  

A literatura pode não ter me dado dinheiro, mas me tem feito conhecer o Brasil"

Como uma espécie de diário, que não é cronológico, mas que tem todas as suas crônicas datadas, o livro nos faz viajar por um universo de cheiros, sotaques, sabores e histórias engraçadas, emocionantes que nos deixam com vontade de estar em algumas muitas dessas viagens com ele e outros autores que ele foi encontrando e nos contando; mas também senti, depois da metade do livro, um pouco do mais do mesmo, um certo tédio no ar, mas esse fastio eu acabo colocando na conta da minha falta de concentração, chatice e ressaca do mês de fevereiro! ;o) 

♥♥♥


Título: O mel de Ocara - Ler, viajar, comer
Autor: Ignácio de Loyola Brandão
Editora: Global
Ano de lançamento: 2013
Número de páginas: 240



2 comentários:

Michelle disse...

Me identifico muito mais com a trinca "ler, viajar, comer" do que "ler, rezar, amar"...rs
Parece ser o livro ideal para ler aos poucos, intercalado com outras leituras. Gostei da dica :)
bjo

Anna disse...

Eu também prefiro essa primeira trinca, MiG... rs E sim, é bem gostosinho mesmo! ;oD

Xêros