2 de jan. de 2014

Retrospectiva Literária Sensual 2013





Ah, como estava com saudades desse meu cantinho tão especial!!! Já viramos mais um ano e o que mais tenho agora é esperança! Esperança de que esse seja um ano mais rico em saúde, alegrias, prosperidade e leveza! Além de estender a todos vocês o meu desejo de que realizem com alegria todos os seus desejos!

Se por um lado 2013 foi um ano infeliz pra mim, por outro, com relação à literatura, foi extremamente feliz, pois li livros maravilhosos esse ano, tanto que penei horrores para escolher os 10 mais de 2013, como poderão ver no vídeo. Mas fiquei mega feliz quando a Michelle Gimenes, do delicioso Resumo da Ópera e a lindeza Renata Lima, do Blog Só sobre livros, tiveram a excelente ideia de fazerem uma retrospectiva do Grupo dos vlogueiros e blogueiros literários sensuais, e para tanto acabaram adaptando duas outras Tags legais que são Oscar Literário, do canal Palavras de um leitor e a Retrospectiva Literária, do blog Pensamento tangencial. Com isso tive a chance de ao menos poder falar de outros lindos de 2013! Mas agora chega de embromação e vamos ao que realmente interessa que são as minhas respostas às perguntas, né não?!! ;oD






- A capa do ano: Cadê você Bernadette? (Maria Semple)

 Adorei as cores e a ilustração, e confesso que essa adaptação brasileira ficou ainda mais linda que a original!! ;o)



- O título do ano: No meu peito não cabem pássaros (Nuno Camarneiro)
Extremamente poético como o livro, que além de tudo é muito bem escrito e tocante

- A surpresa do ano: História de Literatura e Cegueira (Julián Fuks)

Comprei o livro após ter lido um conto do autor na Granta e simplesmente adorei ter arriscado nesse título! 



- A decepção do ano: Pequena Abelha (Chris Cleave)
Acabei me decepcionando tanto que acabei nem fazendo resenha, porque acredito que o autor desperdiçou uma excelente protagonista e um mote de primeira!



- A série do ano: O Cirurgião (Tess Gerritsen)

Esse foi ano para descobrir o romance policial e me apaixonar. Não cheguei a ler a série toda, mas Já separei o próximo volume da série Rizzoli & Isles para ler. Mas também tenho que falar do selo Vertigo, da editora Autêntica, que está arrebentando com seus títulos... os primeiros que li foram respectivamente 3 e 4 estrelas! ;o)


Vestido de Noivo


- O livro nacional do ano: As Meninas (Lygia Fagundes Telles)
Esse foi o livro escolhido para ser lido para o Fórum Entre Pontos e Vírgulas, e simplesmente foi uma leitura incrível e que mexeu muito comigo!




- O autor do ano: Valter Hugo Mãe 
Passei 2013 quase todo ouvindo e lendo sobre esse autor incrível, até que pude finalmente ler O Filho de Mil homens e simplesmente me apaixonar por sua escrita sensível, esperançosa, poética e tão bem trabalhada!



- A pechincha ou a raridade do ano: Com toda certeza foi a edição chiquérrima de Anna Kariênina (Tolstói) que saiu pela Cosac & Naif e que eu paguei, por erro ou não da editora, R$17,90 com o frete!!! ;o)



- O melhor desfecho: Balzac e a Costureirinha Chinesa (Dai Sijie)
Dai Sijie simplesmente escreveu uma ode à literatura com esse livro e o final que ele dá é incrível e surpreende, ainda mais pra quem viu o filme!! ;o)



- O protagonista masculino do ano: Mr. Darcy, de Orgulho e Preconceito (Jane Austen)
Um gentleman e adorável par romântico que simplesmente me fez suspirar o romance inteiro! Mas não há a menor possibilidade de deixar de fora o Crisóstomo, de O Filho de mil homens (valter Hugo Mãe), que é simplesmente um ser humano incrível!!!


  

- O protagonista feminino do ano: Maya, do O Caderno de Maya (Isabel Allende)
Acompanhar o crescimento e o desenrolar das aventuras e desventuras de Maya foi uma montanha russa de emoções, pois várias foram as vezes em que quis dar uns sacodes nela, da mesma forma que foram muitas as vezes em que quis a colocar no colo e acalentar!



- Personagem coadjuvante masculino: Jaja, de Hibisco Roxo (Chimamanda Adiche)
Um adolescente que tenta superar e fugir à dominação de um pai tirânico e ao mesmo tempo mantem uma certa doçura e olhar esperançoso!



- Personagem coadjuvante feminino: Lettie, do O Oceano no Fim do Caminho  (Neil Gaiman), é a melhor amiga do narrador, uma criança solitária e embarcam em aventuras incríveis para fugir da cruel realidade e Nyneve, do História do Rei Transparente (Rosa Monteiro), uma bruxa que se diz ser a própria Viviane, Senhora de Avalon, e que acompanha durante anos a protagonista em suas aventuras numa época dominada pelo masculino.

                 


- O pior do ano: Rua da padaria (Bruna Beber) 
Um livro de poesias onde a autora se propõe a falar de temas que lhe são caros, suas raízes e a infância. No entanto não consegui conversar com as poesias e de todo o livro somente umas 3 me foram um pouco mais agradáveis!



- O melhor do ano: O Filho de Mil Homens (Valter Hugo Mãe)
Esse é um livro, como já disse, perfeito, que fala lindamente de como devemos receber e acolher as diferenças alheias, de como é importante o respeito e nos ensina belas lições, e a importância de uma família real!



- A meta 2013 foi cumprida?
Eu diria que sim, pois mesmo não cumprindo 100% das metas a que me propus em 2013 eu acabei por ler bem mais do que em 2012.

- Qual é a meta de 2014?
Por hora a minha meta é não me propor nada além do que eu realmente vá conseguir cumprir, como estipular títulos. Mas sim quero ler alguns autores que me propus, alguns outros títulos que deixei passar esse ano, concluir a leitura de alguns livros que acabei colocando na geladeira por não estar num momento certo pra eles e pelo menos manter a mesma quantidade de livros lidos em 2013! ;o)


Bom, é isso, e  espero que esse ano seja ainda mais feliz com relação aos títulos escolhidos e que eu consiga diminuir cada vez mais os vácuos por aqui!
Que venha um 2014 bem mais feliz pra gente! ;oD

14 comentários:

Rê Lima disse...

Ai que lindo!!! Tô louca pra ler O Filho de Mil Homens, desse ano não passa MESMO! Assim como Mario Vargas Llosa e Mia Couto! Vou mergulhar de cabeça.
Adoro seus vídeos e adorei você ter tirado um tempinho para fazer a Retrospectiva!!!
Um beijo ENORME e Feliz 2014 para todos nós.
Te adoro!!!

Lari Bohnenberger disse...

Pati, eu quaaaaase escolhi No Meu Peito Não Cabem Pássaros como melhor título do ano... Também adoro a capa de Quem é você Bernardete?, embora tenha escolhido outra e meu nacional também foi um da Lygia. Walter Hugo Mãe eu espero que seja o meu de 2014! :-D

Lista linda!

Bjos, Lari!

Camila disse...

Adorei sua lista!
A Lua já falou tanto do Valter Hugo Mãe e agora vi que foi também seu autor, não vai ter jeito, vou ter que passar esse livro na frente das minhas leituras de 2014!
Estou lendo o Anna Kariênina e só digo uma coisa: AMOR!
Também me frustrei quando li o Pequena Abelha =/ e me diga: como não amar o Darcy?!?!?!
=~
Adorei conhecer seu cantinho ;) beijos sensuais e feliz 2014 e boas leituras!

Cah

Isabele de Paula disse...

Imagens! Muitas imagens!!! Amoooo!!!! :D

Preciso ler Walter Hugo Mãe.
Aliás, cada post que eu vejo, minha lista de desejados só aumenta.

E olha o Gaiman aparecendo de novo!!!

Beijos e feliz 2014.

Anônimo disse...

Paty, preciso ler mais Rosa Montero e quero ler Hibisco Roxo esse ano! Mas você sabe, é tanta coisa pra ler que não dá nem pra saber se é possível cumprir metas. Adorei essa tag! Beijinho!

Bia Machado disse...

Ai, quanta delícia de livro! Adorei! Eu não fiz ainda nem os dez melhores do ano, mas vou fazer! Esse ano li uns 30 a menos que no ano passado, mas não posso reclamar... Minha lista pra esse ano tem muito livro que estou prometendo que vou ler faz tempo... Sucesso pra nós e Feliz Ano Novo! =)

Pipa disse...

Gostei da sua lista, Patty! E que bom ver todo mundo querendo ler o Valter Hugo Mãe :) É o meu xodó e acho que um dos únicos que eu posso recomendar qualquer livro dele, porque todos são bons.

Também gosto do Nuno Camarneiro. Sabe que eu gostei de Pequena Abelha? Li já faz tempo, mas lembro de ter gostado.

beijo grande,

Pipa

Michelle disse...

Que delícia de lista! Em 2013 eu finalmente li Valter Hugo Mãe e pude confirmar todos os elogios que fazem a ele. E também escolhi a Lettie como coadjuvante feminino!
Ainda não li nada da Vertigo, mas estou bem tentada (em grande parte por sua culpa...rs).
Beijo!

mm amarelo disse...

Oi, Paty! Nossa, quero falar de todos os livros, rs.
Adoro "As meninas", também foi um livro muito marcante para mim; esse ano, com certeza saldo minha dívida com o Hugo Mãe, lerei "Filhos de mil homens" \o/ Sempre achei que "Cadernos de Maya" devia ser lindo, e essa capa faz meus olhos brilharem...
E você me deixou curiosa com o do Dai Sijie, acho que quero, rs ;)
beijo grande,
e um 2014 cheio de possibilidades para você!
Maira

Maura C. disse...

Em 2014 quero conhecer Valter Hugo Mãe :)
Adoro a capa de de Cadê você Bernadette? :D
As Meninas é um livro muito especial para mim, às vezes pego ele pra reler algumas partes que gosto bastante.
Achei o livro da Beber horroroso, não deu pra mim, lia e ficava: Que raios é isso?! O.o Só uns 2 (ou 3, nem lembro mais) que consegui ler e achar menos ruim LOL
Quero muito ler " Balzac e a Costureirinha Chinesa" por sua culpa, hehe, espero poder ler essa história em breve, Paty!

Te desejo um ano repleto de boas leituras, felicidades para você e sua família, Paty! :)

Melissa Padilha disse...

Paty, adorei sua retrospectiva, Neil Gaiman está em todas né, impressionante!
Esse ano lerei Valter Hugo Mãe, estou até ansiosa para ler esse autor. A série do ano pensei tb no Cirurgião, mas gostei um pouquinho mais da do Rei Artur do Cornwell.
A maioria dos livros que vc colocou ainda não li, mas estão todos anotadinhos como sugestão!
bjão

Anônimo disse...

Oi, Patrícia!
Li “Pequena Abelha” no lançamento e acho que fui uma das únicas que achou legal, rs.
Este ano ainda leio Valter Hugo Mãe e Dai Sijie ;) Já estou com “O filho de mil homens”, “Balzac e a Costureirinha Chinesa” e “Em uma noite sem luar”.
Realmente “Anna Kariênina” foi à pechincha do ano passado!
Feliz 2014 de boas leituras! Beijos!

ritazerbinatti disse...

Olá!
Muito bom seu blog!
Alguns títulos que você mencionou acabaram entrando pra minha wishlist. hehe

Coloquei seu banner no meu blog, tudo bem?
http://cheirando-livros.blogspot.com.br/

Um abraço!

Unknown disse...

Paty!

sabe que fiquei por um tris de colocar o "Balzac e a costureirinha" na opção de "melhor desfecho" ? Eu adorei, e foi bastante emblemático, terminei de ler assim que o ônibus parou no meu ponto hahahaha. Tenho que rever o filme por que quase não lembro dele inteiro! Lembro bem do final por que foi usado para discussões durante a aula de geografia.

Estamos no mesmo barco em questão de metas, não gosto de ficar estipulando muita coisa a não ser fazer leituras melhores a cada ano :)

beijão ;)