6 de jun. de 2013

Resenha: A Paixão pelos livros





Falar de um amor é sempre tão complicado, ao menos pra mim, mas explicar esse amor e todos os caminhos que nos levam a ele é ainda mais confuso, pois nem sempre consigo ordenar em uma sucessão lógica, no mínimo, de palavras inteligíveis o que sinto. Por isso fico muito feliz quando descubro algum livro escrito por quem sabe sobre e ama livros!

"A Paixão pelos livros" chegou até mim por indicação, mais uma vez, da Denise Mercedes, do blog e vlog Meus Olhos Verdes. E quando eu o comprei, fiquei encantada, de cara, pela beleza da edição e pelo
cuidado que a Casa da palavra, editora responsável por essa belezura, teve com essa obra. Uma capa com uma belíssima fotografia [Holland Park Library (Kensington, London, 1940) Imperial War Museum, após bombardeio em 1940], Ex libris nas contracapas e em algumas páginas do livro, e um papel tipo o pólen, só que de uma gramatura mais firme e um cheiro maravilhoso! 

Os responsáveis pela organização,  Júlio Silveira e Martha Ribas, foram primorosos nas suas escolhas, que variam entre contos, crônicas, depoimentos, frases de autores variados, entre eles Gustave Flaubert, Benjamin Franklin, Rodrigo Lacerda, John Milton, José Mindlin, Petrarca e Caetano Veloso.


É um livro recheado de paixão, amor, críticas a pseudos intelectuais, fala da necessidade ou não, de uma certa reclusão para mergulhar nesse mundo tão particular, como é o caso do escritor Montaigne. É um desses exemplares que poderemos achar com facilidade à cabeceira da cama de quem realmente ama os livros, ao à minha com certeza! E é como Mindlin nos fala tão certadamente:

Há o prazer intelectual da leitura, e o prazer físico do contato com o livro. Falo sempre de loucura mansa, e posso assegurar que não é só mansa: é também prazerosa. Sugiro a quem ainda não a tenha que procure contraí-la

♥♥♥♥♥




A Paixão pelos livros
Organização:  Júlio Silveira e Martha Ribas
Editora: Casa da Palavra
Ano de lançamento: 2004
Número de páginas: 150




2 comentários:

Maura C. disse...

Paty, a capa desse livro é incrível e ele deve ser todo 'incrível' por tratar dessa paixão nossa de cada dia, vou adquirir um exemplar para mim em breve, assim que ler e adorar (!!!) te digo o que achei :)

Beigos!

Michelle disse...

A capa é realmente linda. Como apaixonada por livros e por livros que falam de livros, não posso deixar de ler esse. Mais um para a lista ;)
bjo