28 de set. de 2012

Resenha: Resposta certa - David Nicholls



Sinopse: O ano é 1985. Brian Jackson, com uma bolsa de estudos e ótimas notas, acaba de entrar para a universidade. E parece que finalmente conseguirá realizar um antigo sonho: aparecer em um popular programa de perguntas e respostas na televisão, onde poderá demonstrar todo o seu repertório de cultura geral. Após entrar para a equipe da faculdade e passar pela fase classificatória, Brian se prepara para seu primeiro embate televisivo, ao mesmo tempo em que se vê apaixonado por uma de suas colegas de time: a linda, inteligente e assustadoramente elegante Alice Harbinson. Quando Alice se recusa a ceder aos encantos ligeiramente ansiosos de Brian, ele aparece com um plano infalível para conquistar o coração de sua amada de uma vez por todas. Ele vai ganhar o jogo. A qualquer custo. Porque, afinal, todos sabem que o que uma mulher realmente procura em um homem é uma vasta gama de conhecimentos gerais…



Não é novidade pra quem segue o blog e ou o canal no youtube que eu tive um "arranca rabo" com esse livro! Pra quem ainda não sabe nada da história, veja o vídeo, pra se inteirar um pouco. 
Mas um fato que é sabido por todos é de que quando há expectativas muito altas com relação a algo e até mesmo a alguém, a decepção é certa, seja em que grau for, porque expectativa nada mais é, no meu ponto de vista, como idealização.

E outro fato que é de conhecimento público, o livro de estreia de Nicholls no Brasil, Um Dia foi simplesmente aclamado, inclusive por mim, que o considero a melhor leitura que fiz em 2011! Mas pra quem não ainda não sabe, Resposta Certa foi escrito em 2003,ou seja, 6 anos antes de Um Dia, o que de certa forma atenua um pouco a minha decepção.

É inegável o talento que David Nicholls tem com as palavras, é um autor que sabe usar da sinestesia e a gente se deixa levar; no entanto em  Resposta Certa a tentativa de lidar com o cômico, pra mim, foi um abuso de clichês mal amarrados, personagens mal construídos e quase sem consistência.
O protagonista é a pior de todas as personagens!

Brian perdeu o pai muito cedo, dedicou-se aos estudos e e por conta disso será o único, entre os seus amigos, que irá pra faculdade, com uma bolsa de estudos. Não gosta muito de conversar com a mãe, porque ela, desde a perda do marido, isolou-se em sua concha e cai no choro sempre que alguém fala do marido. Seu passatempo preferido na infância era assistir, com o pai, a um programa de televisão de perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais, o Desafio Universitário. E por conta desse tempo passado com o pai, como que para manter ainda uma ligação com o mesmo, ele decide que irá participar do torneio.
Mas nem tudo são flores pra esse adolescente metido a intelectual, chato, que só sabe vomitar citações e não consegue ser coerente nem mesmo com seus argumentos. E como se fosse poucos os clichês, ele se apaixona justamente pela garota mais bonita e popular da faculdade.

Acredito que as personagens  mais bem trabalhadas e  mais interessantes do livro sejam a Rebecca, uma menina que Brian conhece na faculdade e Spencer, um dos amigos de escola. Não caíram no clichê básico, psicologicamente desenhando do perfil de universitários.
Resposta Certa está recheado de referências políticas, onde quase todas as personagens tem um posicionamento sobre o assunto, menos Brian, claro! Também faz muita alusão à cultura britânica dos anos 80 usando habilmente a música e literatura como referência.

Consegui terminar de ler mais em respeito ao autor e ao meu bolso, óbvio! Mas não vou deixar de dizer que esse foi o livro mais maçante e tedioso que li em 2012, ao menos até agora! Sem falar que o final deixa o leitor simplesmente no ar, é totalmente sem sentido. Até mesmo o desafio universitário, que parece ser a tônica do livro, desde o título à sinopse, é quase irrelevante, aparecendo mais nas últimas páginas.  
Acredito que se o David tivesse se guiado pelos passos da real adaptação de um jovem ao universo universitário ele teria se saído bem melhor, porque, no final das contas, é disso que o livro fala!

Como falei no início, o que consola é saber que Resposta Certa foi escrito 6 anos antes de Um dia, o que nos leva a crer no quanto a escrita e a criatividade do David Nicholls também melhorou! ♥♥


Título: Resposta Certa
Autor(a): David Nicholls
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 352

Nenhum comentário: