30 de ago. de 2012

Resenha: A visita cruel do tempo - Jennifer Egan

A visita Cruel do tempo  -  Jennifer Egan


Da São Francisco dos anos 1970 à Nova York de um futuro próximo, Jennifer Egan tece uma narrativa caleidoscópica, que alterna vozes e perspectivas, cenários e personagens para contar como os sonhos se constroem e se desfazem ao longo da vida. Obra vencedora do Pulitzer, do National Book Critics Circle Award e do LA Times Book Prize no ano de 2011, A visita cruel do tempo é composto por histórias curtas - 13 faixas sobre relações familiares, indústria fonográfica, jornalismo de celebridades, efeitos da tecnologia, viagens e a busca por identidadeversus o esfacelamento de ideais -, interligadas pelas memórias de um grupo de personagens em diferentes pontos de suas vidas.
Bennie Salazar é um executivo da indústria fonográfica. Ex-integrante de uma banda de punk, ele foi

o responsável pela descoberta e pelo sucesso dos Conduits, cujo guitarrista, Bosco, fazia com que Iggy Pop parecesse tranquilo no palco. Jules Jones é um repórter de celebridades preso por atacar uma atriz durante uma entrevista e vê na última - e suicida - turnê de Bosco a oportunidade de reerguer a própria carreira. Jules é irmão de Stephanie, casada com Bennie, que teve como mentor Lou, um produtor musical viciado em cocaína e em garotinhas. Sasha é a assistente cleptomaníaca de Bennie, e seu passado desregrado e seu futuro estruturado parecem tão desconexos quanto as tramas dos muitos personagens que compõem esta história sobre música, sobrevivência e a suscetibilidade humana sob as garras do tempo. 


Mais um dos livros que me chamaram atenção primeiramente pela capa, em seguida, pela frase: "Vencedor do Pulitzer" e por último uma sinopse que li sem querer ler, porque a decisão de levá-lo pra ler nas férias já estava definitivamente tomada.

Falar sobre a passagem do tempo já não é um mote incomum há muito tempo, mas falar da forma como o fez Jennifer Egan é uma coisa completamente diferente. Ela fez um trabalho desavergonhadamente bem feito! Um livro escrito com uma técnica perfeita, onde cada um dos vários personagens têm as vidas amarradas e atreladas uns aos outros de uma forma bem sutil e completamente necessária; fazendo dessa cacofonia de vozes e personagens um dos melhores romances que já li até agora.

Em "A visita...", não há um protagonista, mas sim várias personagens que se cruzam ao passar dos anos e é na vida de cada uma delas que a autora se concentra pra falar de toda uma geração. Cada capítulo tem uma história, voz, contado ao longo dos 50 anos em que se passa o livro e todas essas diferenças que surgem, como se o livro fosse, na verdade, um livro de contos que se complementam. Uns são mais reveladores do que virá acontecer em um futuro próximo do que outros, mas que nos prende à história  como se o livro tivesse garras próprias! 

A personagem que abre o livro e logo de cara nos é apresentada como cleptomaníaca é a Sasha [minha preferida desde o início!], cujo passado desregrado é contado ao longo dos capítulos e através dela é que Egan nos apresenta a Bennie ,o produtor, do qual Sasha é a assistente, Rhea, amiga de Bennie na adolescência), Lou [seu mentor], Jules [o cunhado], Dolly [a ex-chefe de sua ex-mulher] e é assim que uma rede intricada de personagens vai se formando, e que de pronto nos confunde, mas que logo a sensação de estar perdida passa e a gente se situa na voz daquela que narra o momento.

Para se entender bem com esse deleite, é necessário deixar-se cativar, sem preconceitos e expectativas pré-formadas, pelas personagens. Estar pronto para ouvir sua voz da forma como ela  achar melhor se revelar, seja em 1ª, 2ª, 3ª pessoa e ou até mesmo em forma de slides. E é justamente essa fragmentação totalmente sem linearidade que torna o livro de Egan ainda mais interessante

Resumindo, não deixe de ler, é um livro ímpar e totalmente imperdível!!! ;oD
Ah, ia me esquecendo, A visita cruel do tempo vai virar série na HBO!!!



A visita cruel do tempo
Autora: Jennifer Egan
Tradução: Fernanda Abreu
Editora: Intrínseca
Páginas: 336
Preço sugerido: R$ 29,90

Nenhum comentário: