27 de abr de 2013

Dicas de como ler sem se cansar

Imagem daqui


Nem todos os livros possuem uma narrativa ágil e instigante, mas isso não os torna piores que os outros. Para não ser atingido pela ressaca literária confira algumas dicas para ler esse tipo de livro e não se cansar:

1- Divida seu tempo de leitura: Lendo pequenas partes no seu tempo livre, você avança na leitura muito mais do que se deixar para ler apenas à noite, por exemplo. Leia poucos minutos durante o dia: quando acorda, na hora do almoço, sentado num cavalinho do parque… O cansativo pode ser ficar várias horas lendo sem parar.

2- Leia uma resenha e busque novas opiniões: O livro pode estar chatinho, mas se você descobrir que vai haver uma reviravolta na metade… a curiosidade vai bater! Assim como quando você lê uma resenha negativa e passa a enxergar os pontos negativos, ao ler uma positiva pode passar a enxergar os pontos positivos da história!

3- Leia livros de seu interesse: É uma dica básica e óbvia. Se você gosta de livros românticos, leia livros românticos! Caso contrário, a leitura vai ser um desastre e nem um pouco prazerosa.

4- Não se puna: “Puna” é uma palavra estranha, né? Mas ok. A internet e a TV podem ser grandes vilões dos livros. Mas deixando de assistir TV ou acessar a internet para se obrigar a ler não é legal. Não tem jeito, você não vai conseguir se concentrar.

5- Ouça música: Coloque fones de ouvido em uma música que você goste muito e vamos voltar a leitura! Algumas pesquisas revelam que se você está lendo com uma música conhecida, que você já sabe toda a letra, você vai ficar muito mais atento à leitura. Vale a pena tentar.



Fonte: Canal do Ensino  >>  Minha Estante




2 comentários:

Michelle disse...

Hahaha... eu li imaginando o cavalinho no parque.
Concordo com todas as dicas, exceto a última. A combinação música + leitura não dá certo para mim. Preciso de silêncio total e absoluto para ler.
bjo

Patrícia Di Carlo disse...

hahahah, essa do cavalinho foi ótima, Michelle!!

Antigamente até rolava ler com música, hoje já não me concentro tão bem, por isso prefiro o silêncio! ;oD

Xêro