16 de jun. de 2012

Resenha - Prata do Tempo - Letícia Wierzchowski



Publicado originalmente em 1999, este romance tem como personagem principal uma casa construída à beira-mar e à beira do delírio. Uma casa que, na sua falta de lógica, lembra um labirinto. Ao circular por todos esses corredores, ao se perder nos muitos aposentos, o leitor visitará quase um século da hsitória da família Serrat.


“Muitas histórias de amor, tendo como cenário uma casa.
A história dessa casa: antes e durante sua construção, e seus muitos anos de depois….
Uma casa de amores, de dores, de lágrimas, de beijos e ausências.
Uma casa-labirinto.
É sobre essa casa que Leticia Wierzchowski {autora, ente outros, de A Casa das Sete Mulheres} escreve em Prata do Tempo. Os personagens fortes, característica marcante de sua literatura, estão presentes, e muito bem representados pelo avô, por Leontina, Augusto Serrat, Alice, a francesinha Eleanor, Inácio, Theo, Ariana bela, O Sonhador, e tantos outros, contados pela narradora-personagem Laila.
Há amor em cada página. O amor entre corações, entre almas, entre vidas. O amor aceito e o negado. O amor da vida e o da morte.
Prata do Tempo é, como a casa que é seu cenário, um labirinto, onde vale a pena se perder para encontrar a boa escrita de Leticia Wierzchowski.” (Visão Arte)

Eu sou suspeitíssima pra falar de romances, porque simplesmente amo!
E com esse não foi diferente: adorei desde a primeira página até a última! Emocionei-me ao ponto de chorar, mais de uma vez, dentro do ônibus à caminho do trabalho, na volta pra casa, no quarto e na sala!

Ele tem, como pano fundo, amores intensos que resvalam por toda a eternidade, e é todo sublinhado pela magia que só o fantástico tem. E nesse ponto me lembrou, e muito, as letras de outra escritora que amo,  a Isabel Allende, que encanta a todos com um realismo fantástico cheio de poesia.
E em seu livro Letícia soube trabalhar, com maestria, o realismo fantástico e a prosa poética, que transforma os amores do livro numa realidade quase que palpável! ;oD

Recomendo a leitura, pra quem deseja adoçar a alma com amores e sorrisos, mesmo que algumas muitas lágrimas nos saltem aos olhos! 



PRATA DO TEMPO
Autor: Leticia Wierzchowski
ISBN: 8501080055
Gênero: Romance brasileiro
Páginas: 280
Formato: 14X21

Nenhum comentário: